Bacia do Rio Amazonas

Bacia do rio Amazonas 5f2q1h

A bacia amazônica abrange uma área de 7 milhões de km², compreendendo terras de vários países da América do Sul (Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Bolívia e Brasil). É a maior bacia fluvial do mundo. 102ye

Sem imagem
Uso e Reúso da Água

Legislação e Normatização do Reúso da Água 3o154n

Com respeito ao reúso da água, o Brasil ainda não dispõe de normatização técnica específica para os sistemas de reúso da água.

Sem imagem
Uso e Reúso da Água

Conservação da Água 5q476i

O conceito de conservação da água segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, Environmental Protection Agency – EPA, representa qualquer redução benéfica nas perdas de água, desperdício ou uso.

Sem imagem
Projetos e Programas - Água Doce

Programa de Despoluição Ambiental 2i5q4b

Conservação de Recursos Hídricos da Cidade de Curitiba. Tem por objetivo o monitoramento geral das fontes de água e regularização das ligações às redes de esgoto e águas pluviais na área do município,com amplos benefícios para toda bacia hidrografica do Alto Iguaçu.

Sem imagem
Artigos Água Doce

Atitudes que fazem a diferença na economia de água 3b1k2k

Apesar da importância dos recursos hídricos em nossas vidas e para nosso bem estar, eles são cada vez mais desrespeitados por nós. Nós abusamos deles. Nós os desperdiçamos. Nós os poluímos, esquecendo quão essenciais são para nossa própria sobrevivência.

Sem imagem
Uso e Reúso da Água

Uso e Reúso da Água 402r1w

O gerenciamento do uso da água e a procura por novas alternativas de abastecimento como o aproveitamento da água da chuva, a reposição das águas subterrâneas e o reúso da água.

Sem imagem
Bacia do Rio Amazonas

Bacia do Rio Amazonas e suas Curiosidades 4h3y1

O encontro de suas águas com as águas do oceano provoca a pororoca (uma grande onda que percorre o rio por várias horas), que pode ser vista do espaço e cujo barulho pode ser ouvido a grande distância.

Artigos Água Doce

A Cobrança pelo uso dos Recursos Hídricos como instrumento estadual de Política Macroeconômica* t4v6i

O presente ensaio representa o início de uma investigação sobre um dos mais novos instrumentos estatais de intervenção ambiental e econômica: a cobrança pelo uso dos recursos hídricos, conforme instituído pela Lei Federal n. 9.433/1994.

Sem imagem
S.N.G.R.H.

Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos 671361

O Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), criado pela Lei nº 9.433/97, estabeleceu um arranjo institucional claro e baseado em novos princípios de organização para a gestão compartilhada do uso da água.

Projetos e Programas - Água Doce

Monitoramento Quali-Quantitativo dos Recursos Hídricos Superficiais, como subsídio para sua gestão, na Bacia do Paraná III 3b461r

Pretende-se estabelecer uma rede de monitoramento capaz de subsidiar as ações de licenciamento e outorga dos recursos hídricos no âmbito da bacia hidrográfica do Paraná III de modo a possibilitar o efetivo controle e redução das cargas poluentes geradas na sua área de drenagem.