Parque Nacional Marinho dos Abrolhos 1c15r

Região: Nordeste 554e3z

Estado: Bahia

Município: Alcobaça e Caravelas

Bioma: Ecossistemas Costeiros

Área: 28.000 ha

Criação: Decreto 88218 (06/04/1983)

Unidade de Proteção Integral

O parque possui  rica diversidade de ecossistemas marinhos, assentados sobre cinco formações rochosas: as ilhas de Santa Bárbara, Siriba, Redonda, Sueste e Guarita. Provavelmente são restos da borda de uma cratera vulcânica, onde abrigam um dos maiores, mais raros e exuberantes recifes de coral do Atlântico Sul.

A vegetação marinha é rica e abundante. A fauna conta com aves como o benedito, o piloto, a graniza, o mascarado-de-piloto, atobá-marrom, siriba, grazinas, trinta-reis-das-rocas e a fragata. Os mamíferos aquáticos são a maior atração  dos turistas como, por exemplo, as baleias jubarte, que aparecem de junho a dezembro para ter filhotes. A ictiofauna conta com cerca de160 espécies,  dentre eles o frade, o peixe-papagaio, a arraia-chita, os badejos, os  xaréus, os ciobas, os cações-viola entre outros.  As tartarugas se reproduzem na areia da Ilha Redonda.

Os eios são monitorados por um guia do IBAMA, do Projeto Baleia Jubarte. Não há hotel na ilha e o desembarque de turistas só é permitido na Ilha Siriba.

O o é feito a partir das cidades de Caravelas e Alcobaça, com 2 a 6 horas de travessia de lancha ou barco. O parque dispõe de um centro de pesquisadores.

Ibama – www.ibama.gov.br